sábado, 10 de fevereiro de 2007


Segunda página.
.
A árvore quando esta sendo cortada, "observa com tristeza" que o
cabo do machado é de madeira.


É preciso estar atento.
É preciso cobrar dentro de nossa própria casa o desmerecimento que sofremos do que é nosso ( Amazônia). A primeira atitude deveria vir do governo federal, no sentido de manter o povo esclarecido das informações que com certeza já tem. Em seguida o esclarecimento da intelectualidade brasileira que está voltada para todas as tendências estrangeiras -globalizadoras- mas parece, esqueceu-se do Brasil. A classe artística que sempre levantou bandeiras ( e não estou falando de atores da globo, ou de concorrentes do mesmo vício, estou falando de artistas de verdade e não bonecos manipulados ) , está omissa, ou tentando sobreviver no caos de miséria a que foi relegada.
Não se trata de "ensinar o povo a pensar", como muitos idiotas dizem por aí com relação ao voto -" O povo tem que ter consciência ao votar (voto obrigatório) " - babaquice, nenhuma lógica. O povo tem o "conhecimento sensível" e saberá pensar e agir muito bem se tiver informações concretas.
O que fez pela cultura deste país o ministro desta pasta? (ministro da cultura ou da música?)
Que grandeza de responsabilidade é o exercício de uma pasta ministerial como a da cultura! E o que foi desenvolvido? O que foi, pelo menos tentado?
Qual sofisma poderá defender uma inércia tão fantasticamente parecida com destruição? Com desertificação cultural?
Onde está o direito do povo de cobrar de seu governo eleito -diga-se, considerado governo de reforma e de voto popular- se não tem a cumplicidade deste mesmo governo nas informações que por direito pertencem ao povo que o elegeu? Como este povo poderá organizar-se em seu direito de ir e vir, se não tem qualquer participação, e menos ainda condição de "entrar e sair" no Palácio do Planalto?

Vivemos neste país uma época de tílteres, de bonecos em teatrinhos de marionetes. Estes bonecos representam o estado, e nós o povo, que somos a platéia, aplaudimos e achamos graça do que nos ofende e condena, por não termos a menor idéia do que aquelas personagens estão falando sobre ou contra nos.
.

(Reinaldo Simões)
===================

GUARANÁ

........

NÃO A DEFESA DO 1/2 AMBIENTE!!
(Por Erik Toledo----)
Pelo direito de fruir de um Ambiente Saudável por INTEIRO!
.
Agora, pensemos: Se o que é de direito do indivíduo
precisa ser tomado ou reivindicado,
não é de fato Direito:
é objeto de disputa...
logo uma sociedade onde tal fato ocorre é composta de hipócritas,
bem como onde a caridade não é posta acima do direito
têm-se inumanos.
A que conclusão chegamos?
Palavra de ordem:


ECOSOFIA
Esforço
COoperativo
cio
FIlantrópico
Anarquista

(Graças a Deus)
...........

.
Turistas - O Filme.
A espetacular ignorância cinematográfica a respeito do Brasil.
Por Thiago Higa

Quem dentre vocês ainda não ouviu falar neste filme chamado Turistas? Sim, este filme é aquele que impõe uma visão altamente racista e preconceituosa a respeito do nosso país. De acordo com este filme, além da língua oficial do Brasil ser o “castellano”, os brasileiros são todos bandidos: ladrões, sequestradores e traficantes de órgãos humanos. De acordo com o filme, o Brasil é uma terra sem leis, onde todos os crimes podem ser cometidos livremente, “onde tudo pode acontecer”. De acordo com o filme, todos os ativistas que estão lutando contra o imperialismo são sádicos sequestradores e ladrões de órgãos... Essa é a “realidade” que Hollywood impõe a respeito do Brasil perante o mundo. É tão clara a ignorância e o insulto ao Brasil que parece que o filme tem como seu único objetivo o de denegrir o povo brasileiro.
Até irônico, pois é pregado que os brasileiros são xenófobos ante a turistas, quando a única xenofobia que vemos é a dos próprios responsáveis por este filme em faze-lo com este enredo. O filme é por si só uma incoerência, um paradoxo que cava sua própria sepultura.

----------- A CIDADE
Por Luiz Américo

Ah, a cidade, o ápice da civilização... onde encontramos tudo que procuramos, tudo de bom e melhor ao nosso alcance, tão linda... suas ruas,suas igrejas, seus sinais, seus shoppings, seus prédios residenciais, comerciais, sua prestação de serviços, seus mendigos, suas esmolas, seus policiais, seus bandidos, suas boates, seus moteis, seus pastéis, seus jovens, seus asilos, seus garis, seus porcos! A cidade inventa sua lei que impera sob todos os cidadãos dando uma falsa e [in]tensa impressão de ordem. Intervir para mostrar sua verdadeira face, tanto a carniça como a beleza apodrecida e domesticada. Fazer a arte emergir do caos através da ação. Com a programação atual a televisão vem se tornando uma arma de destruição em massa, Levando noticias inuteis que nada nos tem a acrescentar, e programas que em geral apenas desperdiçam o tempo de quem os assiste. Esta na hora de dizer Basta e libertar-se desse mal, pense depois de ter assistido um programa na tv, "o que isso mudou em minha vida?" "eu cresci, eu pensei? ou apenas segui pensamentos alheios, e pior, pensamentos mediocres?
Recomendado-
Direito de Resposta de Leonel Brizola

..
-----------

O MEDO
Por Luizinho Júnior

Era uma noite muito fria, poucas pessoas estavam no ônibus, foi então que ele entrou. Descalço, sujo, cabeça raspada e um volume misterioso na cintura. No rosto, trazia uma expressão que apavorava a todos os passageiros.Chegou, então, próximo ao cobrador, e conversou em voz baixa. Todos ficaram apreensivos. Num gesto feito com a cabeça o cobrador permitiu que ele pulasse a roleta. Todos os passageiros ficaram atentos.Duas senhoras que conversavam sobre a igreja, a qual estavam voltando do culto noturno, ficaram em silêncio. O rapaz que lia um livro parou, e ficou observando. Um senhor que estava em pé, próximo à roleta, caminhou para o fundo do ônibus. A moça que estava ao meu lado tremia e rezava em voz baixa.Foi então que ele levantou a camisa, sacou da cintura o volume misterioso e com a voz rouca, ele – um garoto de 10 ou 11 anos de idade – começou a berrar: “Olha o chocolate, é um real! Olha o chocolate, é um real!”.Como num suspiro de alívio coletivo, todos os passageiros voltaram a fazer o que estavam fazendo antes do garoto pular a roleta.Ninguém mais deu atenção ao garoto, nem comprou o chocolate, tão pouco percebeu que a expressão que ele trazia no rosto era uma expressão de súplica. Talvez, tenha sido este o motivo do medo que imperou no ônibus.

-----------

ESCOLAS DE SAMBA

Por Rodrigo Rebuzzi

(Carta enviada à campanha das 5ooo assinaturas, por um centro cultural.)

SOU RADICALMENTE FAVORÁVEL AOS VERDADEIROS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS POPULARES, PRINCIPALMENTE SE ESSES MOVIMENTOS NÃO SOFREM QUALQUER TIPO DE INGERÊNCIA OU ORIENTAÇÃO POLÍTICA OU DE APROVEITADORES. A ARTE POPULAR DEVE FLUIR NATURALMENTE TAL COMO UM RIO QUE DESCE DE SUAS NASCENTES ATÉ O MAR, CONTORNANDO AS RESTRIÇÕES NATURAIS E SE FORTALECENDO COM O ENCONTRO DE NOVAS ÁGUAS. UM EXEMPLO CONTRÁRIO, NA MINHA MANEIRA DE VER, SÃO AS ESCOLAS DE SAMBA, QUE HOJE NÃO SÃO ESCOLAS, NÃO TEM SAMBA E NEM SÃO ESCOLAS DE SAMBA. PERDERAM O CONTATO COM A FONTE DE INSPIRAÇÃO BASTA VER A FALTA DE IMPORTÂNCIA QUE AS "VELHAS GUARDAS" OCUPAM E QUE O SAMBA, HOJE, É UM SIMPLES ACESSÓRIO PARA JUSTIFICAR UM NEGÓCIO MEGA-MILIONÁRIO QUE ENCHE DE DINHEIRO O BOLSO DOS "CARNAVALESCOS". ESTES SENHORES "CARNAVALESCOS" MUDARAM A ORDEM DE IMPORTÂNCIA DO AGREGADO QUE REPRESENTAVA ESTE TIPO DE CULTURA POPULAR SE APROPRIANDO DAS ANTIGAS ESCOLAS DE SAMBA E TRANSFORMANDO-AS EM "COMPANHIAS DE ENREDO S.A." POIS HOJE QUEM DITA OS VERSOS DOS SAMBAS SÃO OS CARNAVALESCOS QUE PRIMEIRO DESENVOLVEM O ENREDO E DEPOIS IMPÕEM A CITAÇÃO DE SUA CRIAÇÃO NOS VERSOS DOS SAMBAS... MUDARAM A CADÊNCIA PARA QUE OS INTEGRANTES NÃO PRECISASSEM SABER SAMBAR, AS FANTASIAS CADA VEZ MAIS CARAS OBRIGAM QUE ELES BUSQUEM OUTROS INTEGRANTES "ENDINHEIRADOS", DE CULTURA "EUROPEIZADA" QUE NUNCA FREQUENTARAM UMA ESCOLA DE SAMBA COMPRASSEM AS FANTASIAS - E O DIREITO DE DESFILAR - E PARTICIPASSEM DOS DESFILES. AS COMISSÕES DE FRENTE SÃO COMPOSTAS BASICAMENTE POR BAILARINOS.. AONDE ESTÁ O SAMBA????????????????? TUDO FICOU DESFIGURADO PELO EXERCÍCIO DO CONTROLE DE POUCOS, COM INTERESSES FINANCEIROS, SOBRE ESTE TIPO DE CULTURA POPULAR.ESPERO QUE NAO OCORRA O MESMO COM O CENTRO CULTURAL QUE VOCÊ PRETENDE QUE EXISTA - QUE ESTE CENTRO SEJA PLENO DE ANARQUIA, DESOBEDIÊNCIA CIVIL E LIBERDADE CRIATIVA. NA MINHA OPINIÃO, A VERDADEIRA CULTURA POPULAR É O RESULTADO MAIS EXPRESSIVO DO EXERCÍCIO DA LIBERDADE E DO CAOS QUE GERAM ORDEM/DESORDEM CRIATIVA. UM FORTE ABRAÇO E MUITO SUCESSO.

(Beija - Flor, a campeã deste ano no Rio.)

(`“•.¸(`“•.¸(`“•.¸(`“•.¸ ¸.•“´) ¸.•“´)¸.•“´) ¸.•“´)

CONTOS

ଂஃ»۞■۞■۞۞■۞«ஃଂ

Aqui inauguramos uma nova opção cultural do "CABARÉ!". O conto é uma forma literária de grande alcance e rapidez. O conto pode abrigar a sátira, a reflexão ou simplesmente um contar de histórias. Esta coluna está aberta a participação de todos.

.....

TODO DIA AS TRÊS.Por Christina Rodrigues

Me mudei pra Mangaratiba! Cansei da cidade grande e de seus perigos. A cada esquina um medo escondido. Cansei desta pressão. Arrumei um trabalho calmo de bibliotecária no centro da cidade. Saio todo dia ás 14:30. Tomo um suco na lanchonete e as três em ponto passo pela esquina da rua principal.
Lá tem um homem numa barraquinha de flores. Acho que tem cabelos um pouco grisalhos mas não tenho idéia da cor dos olhos porque nunca olhei diretamente pra ele. Mas todo dia as três horas ele me olha.
No primeiro dia eu nem liguei! Afinal, cidade pequena, eu era novidade! Uma mulher sozinha morando numa casa grande, em Mangaratiba! Todos me olhavam!
Mas o olhar dele me incomodou. Me incomodou e me incomoda!
Já estou a seis meses e este homem ainda me olha! Sempre as três da tarde.
A cidade já sabe meu nome, onde trabalho, me cumprimenta na rua mas ele só me olha! De cima pra baixo! Um olhar estranho...
Fico com medo de perguntar sobre ele pra meus novos amigos da cidade! E se eles o conhecerem? E se forem falar pro homem que perguntei sobre ele? Um homem numa barraca de flores! Pode achar que eu tô dando mole pra ele! Não fica bem! Preferi atravessar a rua! Ele pode estar me olhando instintivamente! Como quem observa os perigos da rua. Pode ser paranóico com medo de ser algum ladrão... Mas não adiantou! Ele se estica todo e me olha. Sem parcimônia! Como se tivesse direito de me olhar! E as três da tarde, lança seu olhar sobre mim!
Me sinto nua quando ele me olha! Olho prá baixo como se tivesse feito algo de errado! Como se devesse passar por outra rua e não aquela... Mas meus pés me guiam para aquela esquina e me deparo com aquele olhar, as três da tarde.
Ele fica lá na sua barraca. Não diz uma palavra. Age como se esperasse alguma coisa de mim! Como se seu olhar fosse me hipnotizar e me arrastar até ele. Como se ele quisesse que eu o olhasse nos olhos.
De um tempo pra cá comecei a ter sonhos estranhos. Eu deitada no meio das flores olhando nos olhos dele! E ele me despindo magicamente com o olhar! Eu ficando nua com uma rosa no meio das pernas. Furando minhas coxas em seus espinhos e ele só me olhava.
Passei a ficar envergonhada com o olhar dele.
Como se ele pudesse adivinhar o que eu sonhava. Não abro a porta de minha casa a noite com medo de ser ele. Meus amigos já perceberam que estou estranha, insegura.
Hoje passei pela barraca e ele não estava lá! Tinha uma criança no lugar dele! A princípio dei um suspiro aliviada, no entanto, tomou-me o terror logo depois! E se ele estava escondido, pronto pra me seguir! Se o intuito dele era descobrir onde eu morava e me arrastar pra dentro e me possuir? Minha casa era meio afastada e ninguém haveria por perto para me socorrer. Pensei em perguntar por ele pra criança mas podia ser pior! E se ele se sentisse investigado! Viesse tirar satisfações comigo?
Mas eu tinha que arriscar! Afinal este homem me desafiava com o olhar. Eu tinha direito!
_ Menino, onde está aquele homem que sempre fica na barraca?
_O ceguinho? Se internou pra operar! Conseguiram um transplante de córnea pra ele!
_ Não! O outro que fica sempre aqui. Ele sempre olha pra mim!
_ A senhora é nova na cidade, né? Meu tio é cego de nascença! Ele sempre olha na direção do barulho.

.
...........
LITERATURA

PAISAGENS DO OLHAR

Em Paisagens do Olhar Paulo Franco demonstra que vem aprimorando seu trabalho poético. Seu canto é expressão do desencanto reinante nessa sociedade de exclusão. Mas como todo verso tem o seu reverso, é também clamor de esperança de quem “fingidor se entrega neste guizo/ e afaga a dor,/ que camuflada / se transforma em riso.”Paulo Franco abandona a rima fácil e, como um artesão da palavra, burila seus versos como quem contempla um “poema que parou na areia infinita dos dias”.“Não há lirismo/ quando a vida/ é uma sobrevivência.” E, no entanto, ele ergue a sua voz, arauto de inquietações e ânsias, em busca da arte como expressão mais viva e profunda de nossos sonhos e utopias.Paisagens do Olhar é uma obra, não só para ser lida, mas também para ser bebida, como quem toma um bom vinho, símbolo de sangue e comunhão.Nós que lutamos pelo mundo novo, pelo homem e pela mulher que já não precisem dicionarizar a palavra ética, sabemos que a poesia é o pão do espírito, essencial para perceber as flores entre tantas pedras.Paulo Franco é o jardineiro que cultiva delicadezas, mas também o talhador que faz da matéria bruta da vida um hino de indignação e conquista.

Frei Betto

--------

Comentários Literários

De Luca Oliveira

Pessoal, eu vi uma galera comentar que a Syang escreveu um livro de contos eróticos. E tem um monte de gente procurando o tal livro.Assim como a Bruna Surfistinha, ela já vendeu uma porrada de livros, e tem nego dizendo que ela ainda pode parar na Academia Brasileira de Letras. Eu queria saber da galera ai, o que acham disso.Desse valor incomensurável que as pessoas dão as essas coisas, e tem coragem de dizer que "Escritoras como essa, tem um estilo literário muito peculiar. Merecem mérito.". Da vontade de dar murro na boca de quem diz um troço desse. A playboy da mina parou de vender, ela escreve um livro ou grava um cd de putaria. Se não, diz que virou evangélica, (rsrs) , e o povo chama isso de cultura.

Que merda!

Resposta (REI)

Boa! Mas eu acho que para a ABL não dá. Primeiro que a rapazeada da academia já não deve estar muito interessada nas curvas da Syang (seja lá quem for). E depois, vamos respeitar o fardão de saia da Raquel de Queiroz, a primeira mulher a entrar para a Academia. É, com certeza vai ter muito boçal comprando o livreco. Afinal muita gente não tem noção que para escrever um livro de teor erótico, que seja bom, tem que ter mais que putaria na veia ( rê, rê, rê, rê!)

E depois os caras não falaram besteira, com certeza deve ser um livro "pe-Cú-liar", "penetrante", "peitudo", "pelado", entre outros "pê" da vida.

(Mas me diga uma coisa -quem é essa syang?)

.....

....

..

= Deu na @ REDE@ é peixe =

@ Leão Esperança @

Deu na Internet um e-mail cuja mensagem vem causando arrepios à Rede Globo:

Criança Esperança: Você está pagando imposto da Rede Globo! Quando a Rede Globo diz que a campanha Criança Esperança não gera lucro é mentira. Porque no mês de Abril do ano seguinte, ela (TV Globo) entrega o seu imposto de renda com o seguinte desconto: doação feita à Unicef no valor de (aqui vem o valor arrecadado no Criança Esperança). Ou seja, a Rede Globo já desconta pelo menos 20 e tantos milhões do imposto de renda graças à ingenuidade dos doadores! Agora vai você colocar no seu imposto de renda que doou 7, 15, 30 ou mais pro criança esperança. Não pode, sabe por que? Porque Criança Esperança é uma marca somente e não uma entidade beneficente. Já a doação feita com o seu dinheiro para o Unicef é aceito. E não há crime nenhum aí, você doou à Rede Globo um dinheiro que realmente foi entregue à Unicef, porém por que descontar na Receita Federal como doação da Rede Globo e não sua?.Do jeito que somos tungados pelos impostos, bem que tal prática contábil tributária poderia se chamar, de agora em diante de: Leão Esperança.

_________________________________

-----------------------------------------------

...........

...........

SERVIÇO PARA DIVULGAÇÃO

°

DE ARTISTAS

°

E AGENTES DA CULTURA.

°

É claro o grau de desertificação cultural que assola este país. E clara também as condições tenebrosas a que foram jogados artistas, técnicos, professores, produtores e agentes culturais. Mas o "CABARÉ!" fará a sua parte.

°

Está lançado aqui o serviço de divulgação para uso de toda essa turma que rala a vida inteira, e está sendo marginalizada pela ignorância dos poderes nacionais do que podem fazer de bom por este país.

°

você que tem sua página na rede, com seu currículum ou dizendo quem você é e o que pretende da vida , publique aqui (gratuitamente é claro!) o enderêço de seu portal ou sítio. estamos aguardando.

´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´

Esta edição foi iniciada em 12 de fev. e concluída em 22 de fev. de 2007.

Toda a equipe agradece sua participação leitor!

Mandem suas opiniões e críticas,

pois responderemos a todos.

ଂஃ»۞■۞■۞۞■۞«ஃଂ°ଂஃ»۞■۞■۞۞■۞«ஃଂ

Nenhum comentário: